quinta-feira, 22 de setembro de 2011

COMO LIDAR COM CRIANÇA HIPERATIVAS



DICAS DE COMO LIDAR COM CRIANÇAS HIPERATIVAS


Se você é um professor que enfrenta o desafio de uma criança com TDAH, é possível modificar a sala de aula e suas lições de modo que o ambiente seja mais feliz e mais tranqüilo para você, seu aluno com TDAH e as outras crianças da turma.
Aqui vão algumas dicas e sugestões.
Hora da arrumação. Avise com antecedência a criança com TDAH que haverá uma mudança de atividade.
Acerte o alarme do relógio para ela saber quanto tempo tem para sua arrumação.
Seja firme mas reforce positivamente durante as transições.
Elogiar e premiar se ela conseguir se arrumar e se unir ao grupo antes do alarme soar.
Hora de grupo/história. Sente a criança perto de você.
Permita que ela ajude de alguma maneira (segurando a gravura, passando coisas).
Elogiar e premiar quando ela permanecer junto com o grupo durante o tempo todo, ou mais tempo do que da última vez.
Isto é extremamente difícil, especialmente para crianças com TDAH muito pequenas.
Hora do lanche. Ensinar a criança a ficar no seu lugar até que tenha acabado de comer.
É possível que ela tenha dificuldade mas terá que aprender a permanecer sentada até terminar a refeição.
Premiar generosamente quando ela finalmente conseguir!
Hora do descanso. Seguir a mesma rotina a cada vez. Designar um local para o descanso e colocar a criança no mesmo lugar a cada vez. Elogiá-la por ficar no seu "cantinho" e permanecer quieta até a hora do descanso terminar.
Muito importante: retirar o maior número que puder de elementos que distraiam.
Se você for preparar uma lição ou falar com outro professor durante o horário do descanso, fazer isto longe das vistas e dos ouvidos da criança.
Manter a classe pequena para evitar excesso de estimulação.
Demonstrar amor, paciência e aceitação.
A criança com TDAH necessita da sua ajuda para focalizar e funcionar.
Estruturar. Crianças com TDAH se desenvolvem extraordinariamente dentro de uma estrutura.
Siga a mesma rotina dentro da sala de aula.
Não ofereça mais de duas atividades ao mesmo tempo.
Elogiar atividades que foram completadas.
É importante ensinar as outras crianças que todos somos diferentes, e que todos devem se ajudar.
Com as crianças mais velhas da Pré-Escola, dramatizar situações em que uma criança precisa de compreensão, gentileza e ajuda amorosa.
Aplicar os conceitos em situações reais da sala de aula.
No trato com todas as crianças, utilizar e exigir gentileza. Por exemplo: "Notei que  Carla está sendo uma boa amiga ajudando a   Aline a recolher os lápis de cera que caíram no chão" ou "Gosto do jeito que o José está na fila, sem empurrar.
Obrigada,  André ou "Vocês viram como a Patrícia está quietinha?  Marta, você acaba de ganhar uma estrela para a sua agenda".
Você é professor de uma criança muito especial.
É muito possível que seu aluno com TDAH seja criativo, inteligente, multi-talentoso e que deseje, acima de tudo, agradar os adultos que o rodeiam.
Ele está habituado ao fracasso e a ser mal compreendido pelos outros.
O que ele precisa é da sua compreensão, sua aceitação e do seu amor. Se for encorajada e receber oportunidades, essa criança tem um grande potencial para o sucesso.


 






2 comentários:

ANGELA MARCELINO RIBEIRO disse...

Que amor ritinha!! voce é beem criativas em resumuir suas smensagens e dinamica ao relatar qualquer fator !
sabemos que voce ama as crianças e pose falar um pouco ou seja resumir sobre qualquer criança com asmor!!!
beijos!!!!

Anônimo disse...

bom dia Ritinha que Deus continue sempre te dando inspiração para que voce divulgue seus conhecimentos!!!
está de parabens!!!!!!